Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos

PPGEL
por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 14/02/2022 - 20:08

As pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - em âmbito nacional (financiamento CAPES, CNPq e FAPEMIG) e internacional (financiamento CAPES-PRINT-UFU e CNPq) -  propõem-se, a partir de várias perspectivas teóricas, a descrever, analisar e explicar o funcionamento da língua(gem) em diversas dimensões, considerando-a tanto como um objeto teórico em si – isto é, como o objeto sobre o qual  recaem as perguntas de pesquisa e em torno do qual se desenvolvem os objetivos da investigação –, quanto como uma instância privilegiada para a construção de interfaces produtivas com problemáticas concernentes ao ensino, à tradução, às práticas do mercado editorial, às dinâmicas sociais de diferentes campos (como o do jornalismo e da literatura), à ciência computacional, às neurociências.

Os fundamentos epistemológicos das investigações realizadas no PPGEL constituem-se tanto de orientações mais formalistas de abordagem – que operam a partir de modelos teórico-analíticos mais estabilizados –, quanto de orientações de base sociointeracionista em sentido amplo – que lidam, concomitantemente, com a necessidade de encontrar regularidades na língua(gem) e no contexto em que ela ocorre, de modo que os modelos teórico-analíticos que daí derivam apresentam um caráter mais processual, por obedecerem a uma dinâmica de retroalimentação de testagem de hipóteses, decorrente da interface necessária entre teorias da Linguística e de diversos outros campos do conhecimento (uma vez que a abordagem do aspecto social implica relação com as exterioridades).

Em função dessa amplitude epistemológica, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados (que vão desde dados de língua, passando pelo texto, até dados concernentes a interações de diversas naturezas, em diferentes contextos, mediadas ou não – seja pela tecnologia, sejam por coerções de ordem institucional) são bastante variados. Nas diversas pesquisas, realizadas no PPGEL, são mobilizadas metodologias de natureza: i) indutiva (ou seja, parte-se de dados particulares que, se suficientemente constatados, permitem inferir uma formulação geral); ii) dedutiva (isto é, partem-se de premissas gerais, a partir das quais os dados são analisados); iii) hipotético-dedutivo (em que se parte de um problema ao qual é oferecida uma solução provisória que pode, entretanto, ser  refutada,  caso uma hipótese de maior alcance descritivo-explicativo se apresente no horizonte). Tais  procedimentos metodológicos, a depender do enquadre epistemológico da investigação, exigem ora análises que são empreendidas seguindo etapas descritivo-analíticas do corpus pré-estabelecidas; ora análises que são realizadas considerando, ao invés de etapas,  momentos de alternância entre processos descritivos e explicativos dos dados considerados.

Os objetivos gerais das pesquisas realizadas no PPGEL são:

1. analisar e explicar, a partir de variadas abordagens teóricas, o funcionamento da língua(gem) em seus diversos níveis (fonético-fonológico; morfológico; sintático; lexical; textual; discursivo), considerando-a como um objeto teórico em si;

2. analisar e explicar o funcionamento da língua(gem) em suas diversas dimensões, considerando-a como uma instância privilegiada para a construção de interfaces produtivas com problemáticas concernentes ao ensino, à tradução, às práticas do mercado editorial, às dinâmicas sociais de diferentes campos, à ciência computacional, às neurociências.

Relacionados ao primeiro objetivo geral apresentado, têm-se os seguintes objetivos específicos:

- verificar características prosódicas da leitura em voz alta, relacionando-as à organização de unidades do discurso;

- investigar em que medida a relação entre dados de oralidade e escrita pode revelar sobre a natureza variável da língua;

- analisar fenômenos fonológicos que interfaceiam com a morfologia;

- analisar processos sintáticos característicos do português do Brasil, a fim de demonstrar a existência de um continuum entre a norma padrão e a norma popular;

- construir, a partir de subprojetos lexicográficos, terminológicos e computacionais, corpora nas áreas de Linguística, Literatura, Tradução e Ensino de Línguas;

- observar a compreensão de textos lidos, em Língua Portuguesa, por surdos e ouvintes, assumindo o texto como um nível privilegiado de representação linguística capaz de permitir a construção de uma estrutura mental coerente;

- analisar as relações existentes entre as práticas sociais de produção de discursos e seus meios e modos de circulação, considerando a problemática dos campos discursivos, dos gêneros do discurso, dos mídiuns;

- analisar a constituição e funcionamento de polêmicas discursivas e suas relações com as dinâmicas sociais;

- problematizar, a partir da análise de diferentes corpora, aspectos teórico-metodológicos das teorias mobilizadas.

Relacionados ao segundo objetivo geral apresentado, têm-se os seguintes objetivos específicos:

- analisar como o conhecimento e o saber da língua são representados nos contextos formais e informais de aprendizagem, bem como verificar quais são os efeitos de sentido dessas representações no processo de ensino-aprendizagem de línguas;

- investigar as crenças, experiências e motivações de docentes e discentes em relação ao ensino-aprendizagem de línguas, considerando-as também em contextos em que recursos tecnológicos são mobilizados;

- analisar a relação entre linguagem e subjetividade, a partir de situações de ensino-aprendizagem de línguas;

- analisar como se dá a apropriação da língua escrita tanto no espaço escolar, quanto na educação não formal;

- analisar políticas institucionais e diretrizes pedagógicas e didáticas para o ensino de línguas, de leitura e de produção de textos;

- avaliar as práticas institucionais que o MEC empreende para avaliação de Educação no país, bem como as práticas avaliativas realizadas por professores de línguas em contextos formais de educação;

- investigar a relevância dos estudos sobre novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico para as reflexões e teorizações sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas e na formação de professores de línguas em diferentes contextos;

- analisar como se dá a formação docente orientada para o entendimento e construção de práticas inclusivas na escola e no ensino superior;

- analisar como se dá o ensino-aprendizagem de línguas em cursos de licenciatura a distância, desenvolvidos a partir de aportes tecnológicos;

- investigar as culturas pedagógicas que embasam o ensino de tradução em universidades, analisando os construtos e abordagens de ensino em tradução e interpretação;

- analisar, em processos de internacionalização de Educação Superior em universidades brasileiras, como se dá a abordagem de aspectos concernentes a questões linguísticas, curriculares e metodológicas imbricadas nesse processo;

- suscitar práticas de tradução e de gestão de revistas científicas que promovam a internacionalização de universidades.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGEL pretendem gerar, como produtos de suas investigações, a construção de:

i) procedimentos metodológicos reaplicáveis em outras pesquisas, bem como reformulações conceituais que contribuem para as teorias mobilizadas - ambos divulgados em produções bibliográficas dirigidas tanto à comunidade científica quanto à sociedade em geral;

ii) manuais;

iii) materiais didáticos;

iv) programas de formação inicial e continuada de professores de línguas;

v) glossários;

vi) bases de dados;

vii) plataformas computacionais;

viii) softwares;

ix) laboratórios virtuais para estudo e aprendizagem de línguas.


Autoavaliação do Programa

 

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