Planejamento Estratégico 2025-2028
Publicado: 11/09/2024 - 12:12
Última modificação: 20/05/2025 - 11:28
O Planejamento Estratégico do PPGEL consiste na programação de metas e ações que visam a promover melhorias e avanços do Programa, no que tange a todos os aspectos balizadores da avaliação da pós-graduação no Brasil, conforme ela vem sendo compreendida pela CAPES. Desse modo, a fim de atender aos quesitos da Quadrienal e, ao mesmo tempo, nortear as ações do Programa para os próximos quatro anos, em relação a esses aspectos, o Planejamento Estratégico busca desenhar o modus operandi do Programa e suas características de gestão (em vários níveis, inclusive no que se refere à gestão de informações), com vistas a possibilitar a otimização das ações e o estabelecimento de mecanismos de gerenciamento de resultados, visando, em função disso, a uma melhor obtenção, execução e aplicação de recursos.
O Planejamento Estratégico do PPGEL é proposto em consonância com a missão da Universidade Federal de Uberlândia, conforme postulado no PIDE UFU 2022-2027 (disponível em https://proplad.ufu.br/pide/pide-2022-2027) e com os princípios do Regimento do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (disponível em http://www.portal.ileel.ufu.br/legislacoes/regimento-do-ileel-resolucao-no-122020-do-consun).
Para o desenvolvimento de suas ações, o PPGEL se sustenta em valores que norteiam o desenvolvimento do Instituto de Letras e Linguística e da própria Universidade Federal de Uberlândia, quais sejam: ensino público, gratuito e laico; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão com padrão de qualidade e de eficácia científica e social; universalidade do conhecimento e liberdade intelectual e política; convergência e integração de saberes; inclusão e diversidade racial, política, de gênero, e socioeconômica; inserção e integração social; formação humanística para o exercício pleno da cidadania; autonomia institucional com transparência, responsabilidade social e práticas democráticas; equidade nas condições de acesso e permanência na UFU; defesa dos direitos humanos, da paz e da sustentabilidade; e valorização das pessoas.
Conforme mencionado na Autoavaliação do Programa, o PPGEL tem se sedimentado como um programa de excelência por vários motivos. Dessa forma, o planejamento estratégico visa: à manutenção da solidez do Programa; à proposição de ações para o fortalecimento de aspectos que podem ser melhorados; ao acompanhamento e participação na crescente diversidade social própria da contemporaneidade, o que implica atentar-se para a atualidade e renovar seus recursos (acadêmicos e técnicos) para manter-se atualizado e integrado à realidade social, com capacidade de apresentar explicações e propor soluções para problemas emergentes na sociedade, no que concerne às investigações linguísticas e a suas aplicações.
Entretanto, a Autoavaliação do PPGEL permitiu também a identificação de pontos a serem otimizados no Programa e, em função disso, o Planejamento Estratégico para o próximo quadriênio focaliza maior atenção em atuar em alguns pontos. Considerando, pois, o relatório de Autoavaliação do Programa (Anexo 11), bem como as diretrizes do PIDE-UFU, a análise do contexto circundante, os critérios de avaliação da CAPES e a identidade e Missão do PPGEL, serão apresentadas, a seguir, as ações que compõem o Planejamento Estratégico do PPGEL. Mais detalhes estão disponíveis no arquivo PDF.
A fim de promover avanços e melhorias nas políticas de gestão do PPGEL, propõem-se as seguintes metas:
1. Aprimorar a gestão do Programa para o desenvolvimento pleno dos processos de ensino-aprendizagem e de formação, em conformidade com o PIDE da UFU.
2. Manter a composição do quadro docente alinhada à proposta do PPGEL
3. Estruturar um processo contínuo de autoavaliação do PPGEL
No que tange aos planos de qualificação docente e discente, propõem-se as seguintes metas e ações:
1. Fomentar a formação discente, por meio do apoio às relações interpessoais, à saúde mental e à ética em ensino e pesquisa
2. Fomentar a geração de produção bibliográfica e técnica do corpo discente
3. Fomentar a geração de conhecimento científico, por meio do apoio ao desenvolvimento de pesquisas com vistas à transformação social
4. Fortalecer os mecanismos de acompanhamento de egressos
5. Manter a integração do PPGEL com os cursos de graduação
6. Fomentar a qualificação docente e discente com vistas à manutenção e expansão de processos de internacionalização do PPGEL
A fim de fortalecer e consolidar as parcerias recíprocas com instituições nacionais e internacionais, no próximo quadriênio, propõem-se as seguintes metas e planos de ação:
1. Intensificar parcerias interinstitucionais que articulem atividades de ensino, pesquisa e extensão
2. Fortalecer a internacionalização do Programa, com vistas à consolidação de parcerias com instituições estrangeiras
3. Ampliar e fortalecer parcerias com outros PPGs
A fim de fortalecer e consolidar políticas de cotas e ações afirmativas, no próximo quadriênio, propõem-se as seguintes metas e planos de ação:
1. Fortalecer as políticas afirmativas no âmbito do PPGEL
2. Investir em infraestrutura e tecnologia voltada para a inclusão de grupos em situação de exclusão
3. Promover a igualdade de acesso às oportunidades oferecidas pelo PPGEL
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 326.14 KB |