GECon – Grupo em Estudos Contrastivos

Publicado: 29/11/2018 - 10:53
Última modificação: 06/09/2021 - 13:48

Coordenação: Ariel Novodvorski

O Grupo de Estudos Contrastivos (GECon) procura reunir professores, pesquisadores e estudantes de Iniciação Científica e de Pós-Graduação que privilegiam, em seus trabalhos de investigação, o estudo de aspectos léxico-gramaticais, sob uma abordagem empírico-descritivo-contrastiva. Priorizam-se os trabalhos que se servem dos subsídios advindos da Linguística de Corpus, com repercussões no âmbito da descrição linguística e dos estudos da tradução, além de aplicações para o ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras modernas, com especial atenção às relações entre a língua espanhola e o português brasileiro. Dentre as principais áreas de inserção do grupo, destacam-se: Fonologia; Interlíngua; Corpus Oral; Estudos da Tradução; Fraseologia; Discurso Referido; Transitividade; Estudos de Representação; Linguística Sistêmico-Funcional.

Projeto de Extensão: PROFLE - Proficiência em Língua Espanhola (registro SIEX n. 20480)

A presente ação extensionista, a partir de sua abrangência enquanto Programa, busca viabilizar a aplicação de diferentes exames de proficiência de Língua Espanhola, no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia e através do Instituto de Letras e Linguística, em atendimento à demanda tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade uberlandense e da região. Por diversos motivos, dentre os quais destacamos o ingresso em programas de Pós-Graduação no Brasil, o estudo no exterior e o acesso ao mercado de trabalho, a procura por certificação em língua espanhola tem aumentado nos últimos anos, haja vista a exigência de comprovação de proficiência em uma ou mais línguas estrangeiras. Nesse sentido, este Programa integrará a aplicação de dois Exames Oficiais de proficiência em espanhol, que contam com reconhecimento internacional, longa experiência e uma estrutura organizacional sólida e transparente, que lhes conferem ampla credibilidade. Tais exames são o CELU - Certificado de Español Lengua y Uso e o SIELE - Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española. Ambos os exames são aplicados em inúmeros países, em datas anuais específicas, definidas pelas próprias sedes. O ILEEL está credenciado desde 2017 como centro aplicador, tendo aplicado desde então alguns exames pilotos, com treinamento e supervisão de profissionais estrangeiros.