GEFONO - Grupo de Pesquisa em Fonologia

Publicado: 29/11/2018 - 10:48
Última modificação: 08/10/2021 - 08:48

Coordenação: José Sueli de Magalhães e Camila Tavares Leite

O GEFONO, Grupo de Pesquisa em Fonologia, reúne pesquisadores (docentes, doutorandos, mestrandos e graduandos) cujo objeto de estudo é a descrição e análise de processos fonológicos e morfofonológicos do Português Brasileiro, especialmente, o falado em Minas Gerais. A descrição dos dados baseia-se na metodologia laboviana da Sociolinguística Variacionista, bem como na perspectiva experimental a partir de softwares como o Praat. Do ponto de vista teórico, as pesquisas do grupo sustentam-se, fundamentalmente, nos modelos pós-gerativos, tais como a Teoria da Otimidade e o modelos multirrepresentacionais.

Canal no Youtube

Projeto de Extensão:  Letras que Movem...Letras e Cidadania (registro SIEX n. 23670)

Letras que Movem...Letras e Cidadania é um programa amplo que, literalmente, congraça o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Fortemente calcado no trabalho em grupo, o objetivo central desta proposta é trazer à tona o poder que as Letras têm de mover o mundo pela linguagem e pelas ações com a linguagem. Com a aplicação dos conhecimentos adquiridos e produzidos na Universidade, por meio da pesquisa e do ensino, em ações de extensão, este projeto leva novas possibilidades aos que não têm ou não tiveram oportunidade de ampliar sua formação, seja por condição financeira insuficiente, seja por não terem tido formas de acesso a uma educação de qualidade. O Letras que Movem visa também a incrementar o processo de aprendizagem, contribuindo para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos, propiciando-lhes mecanismos para vivenciarem um mundo de culturas e linguagens diferentes, o que leva, inequivocamente, à elevação da qualidade da formação dos alunos de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de estimular a vinculação dos Grupos a áreas prioritárias e a políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais.