GELS – Grupo de Estudos em Linguagem e Subjetividade

Publicado: 01/03/2018 - 12:10
Última modificação: 14/02/2022 - 14:47

Coordenação : Carmen Lucia Hernandes Agustini e Carla Nunes Vieira Tavares

O grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver reflexões sobre a relação existente entre linguagem e subjetividade. Para tanto, consideram-se os mecanismos de enunciação que dão vazão historicamente à produção da subjetividade. Com o conceito de singularidade almeja-se focalizar a relação do dizer com aquele que diz ao enunciar e a emergência de novas formas de enunciação. Pretende-se trabalhar, além de questões relativas ao ensino e a prática docente de sala de aula, espaços marginalizados ou não de assunção ao dizer e à escrita. A hipótese que orienta o trabalho de pesquisa do grupo sustenta que a singularidade é uma das dimensões constitutivas do processo de constituição do sujeito, fazendo parte (por presença ou por ausência) dos processos que definem uma posição para o sujeito. Assim, trabalha-se com a circulação do dizer na sociedade de forma integrada ao próprio processo de constituição da subjetividade. Especial atenção é dada ao funcionamento dos mecanismos enunciativos que configuram a base material para a análise da subjetividade nos diferentes corpora estudados. Encadeamentos linguísticos, construções sintáticas e estruturas semânticas são descritas e analisadas em função dos efeitos que produzem e dos processos de subjetivação. Assim procedendo, contribui-se para uma reflexão sobre a enunciação em sua relação constitutiva com a subjetividade nela implicada nas diferentes práticas sociais que constituem a sociedade brasileira.

Site do grupo: http://gelsufu.ntecemepe.com/

Projeto de Extensão: Desabroche: a arte de ressignificar a velhice (registro SIEX n. 24565)

O aumento da população idosa no Brasil é um fato perceptível na sociedade atual, bem como o preconceito e o isolamento social que muitas dessas pessoas sofrem, levando-as a desenvolver sentimentos de abandono, medo, solidão, e em alguns casos, quadros de depressão. Esse cenário tem sido acirrado diante da pandemia de COVID-19, que assola o mundo todo, pois idosos são considerados como pertencentes a um dos grupos de risco e, caso contraiam a doença, apresentam um risco maior de complicações. Com isso, essas pessoas têm vivido um período ainda mais severo com imposições de isolamento social como forma de protegê-las do contágio. Além de estarem vivendo um isolamento social penoso, muitas vezes os idosos são considerados pela sociedade pessoas inaptas para realizarem diversas atividades. Portanto, este projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de palavra on-line para idosos acima de 60 anos, levantando discussões a partir de produções artístico-culturais sobre o tema do envelhecimento. A arte foi escolhida como um canal de discussão, pois seu papel é o de suscitar momentos de reflexão sobre diversos assuntos. Para isso, em um primeiro momento, serão definidas as produções artístico-culturais a serem analisadas; em um segundo momento os alunos proporão tópicos de discussão em relação ao filme, livro, música, obra de arte, etc que analisaram; e, em um terceiro momento, os alunos serão convidados a produzirem narrativas de si sobre os temas abordados. O projeto se justifica por proporcionar aos idosos um espaço de fala no qual os saberes que constituem sua experiência de envelhecimento ganhem visibilidade por meio das narrativas de si materializadas em suas produções textuais. Nessa ação sócio-inclusiva promovida pela universidade poderá se dar uma efetiva troca saberes, uma vez que ela dará voz ao idoso, a fim de que ele fale de sua posição discursiva e subjetiva, em especial durante esse crítico isolamento, ao mesmo tempo em que essa experiência poderá ser (res)significada por meio da escrita, na forma da narrativização de si.