GETTEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Tradução, Tecnologias, Ensino e Cienciometria

Publicado: 24/07/2020 - 11:51
Última modificação: 14/02/2022 - 14:56

Coordenação: Marileide Dias Esqueda

Com a expansão da ciência e das inovações tecnológicas, as diversas áreas do conhecimento avançam a cada dia, aglutinando diferentes pontos de vista investigativos. Os pesquisadores, de modo geral, delimitam seus tipos e objetos de estudo, distinguem as metodologias empregadas, vinculam-se a determinadas escolas teóricas, contribuindo para a consolidação científica e profissional das mais distintas áreas. Os esforços para tais tentativas de consolidação científica merecem ser aferidos, sendo a Bibliometria e Cienciometria, subáreas das Ciências da Informação, ferramentas metodológicas importantes a serem utilizadas para viabilizar a descrição quantitativa e qualitativa do desenvolvimento do capital científico de uma ou mais áreas, ou até de um país. O GETTEC, Grupo de Estudos e Pesquisa em Tradução, Tecnologias, Ensino e Cienciometria, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Brasil, desenvolve propostas de estudos e pesquisas bibliométricas e cienciométricas em Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase especial em Estudos da Tradução e da Interpretação. A proposta do grupo é implementar análises bibliométricas e cienciométricas que permitam aferir e conhecer a produção científica dessas áreas, com o intuito de melhor formar pesquisadores em Tradução e Interpretação.