GPCAL – Grupo de pesquisa em Cognição, afetividade e letramento crítico

Publicado: 29/11/2018 - 11:18
Última modificação: 06/09/2021 - 16:28

Coordenação : Fernanda Costa Ribas e William Mineo Tagata

O grupo de pesquisa Cognição, afetividade, e letramento crítico surge a partir da convergência de temáticas de pesquisa e reflexão de professores da área de língua inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia no que tange aos aspectos sócio-cognitivo-afetivos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Seu objetivo é criar espaço para leituras, pesquisas, reflexões e diálogos sobre aspectos sócio-cognitivo-afetivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em geral, em contextos diversos, com foco nas contribuições trazidas por estudos sobre novos letramentos, cognições, crenças e motivação. Tem como meta envolver graduandos, mestrandos, doutorandos e docentes da educação básica e superior das mais diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, interessados nos temas e objetivos propostos pelo grupo. Para isso, prevê: 1) a realização de encontros periódicos para a discussão de estudos em torno dos objetivos propostos; 2) a elaboração e orientção de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas propostas; 3) a promoção de palestras, eventos e cursos de extensão de forma a aprofundar os temas investigados pelo grupo e divulgar estudos realizados e 4) a publicação de resultados das pesquisas e debates, criando um veículo de divulgação eletrônica e/ou impressa.

Site do grupo: https://gpcal.wordpress.com/