GPLIES - Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior

Publicado: 07/09/2021 - 10:48
Última modificação: 14/02/2022 - 15:08

Coordenação: Waldenor Barros Moraes Filho e Denise de Paula Martins de Abreu e Lima (UFScar)

O GPLIES tem como objetivo promover estudos e pesquisas no universo de políticas de internacionalização e políticas linguísticas, processos de gestão e acompanhamento do planejamento estratégico para ações de internacionalização e planejamento linguístico, assim como ferramentas de ensino-aprendizagem de idiomas que facilitem o processo de implementação das propostas de internacionalização nas instituições de ensino superior. Com a ampliação das iniciativas governamentais para internacionalização e ensino de idiomas nas universidades brasileiras, como o CsF, IsF e PrInt, as universidades investiram na constituição de políticas de internacionalização e políticas linguísticas institucionais. Entretanto, somente a constituição dessas políticas não garantem a implementação das mesmas. O GPLIES se dispõe a estudar como essas políticas foram organizadas, verificar as necessidades e estruturas já existentes nas IPES, bem como estudar formas de planejamento e implementação dessas políticas.

Projeto de Extensão: Adolescentes Poliglotas em contexto remoto 2021-2 (registro SIEX n. 24477)

Essa é uma ação de interface do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para contribuir para que os objetivos do Programa de Formação para Internacionalização (ProInt) sejam atingidos. Trata-se do terceiro ano da proposta de um curso de línguas e culturas estrangeiras, a saber espanhol, francês e inglês, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos, da comunidade externa, cursando as séries finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral do curso é que esses adolescentes se familiarizem com línguas e culturas estrangeiras de maneira a propiciar uma postura plurilíngue e de acolhimento da diversidade. Para tanto, a proposta é de 15 encontros presenciais de 1 horas e meia cada, com 2 horas e meia de atividades assíncronas totalizando 60 horas no semestre. Os encontros serão ministrados nas línguas espanhola, francesa e inglesa, atribuindo 30 minutos para cada uma das línguas. Serão apresentados, ao longo do semestre, vídeos de estudantes estudantes internacionais e brasileiros com experiência em mobilidade na UFU (cujas línguas maternas são essas em questão). Espera-se que, ao final do curso, possamos fazer uma reflexão das propostas pedagógicas inovadoras e de experiência educativa e, ainda, que possamos aprender com esses adolescentes como ensinar para um contexto multilíngue, multicultural e de acolhimento.

Tópicos: