LEDIF - Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos

Publicado: 30/11/2018 - 08:56
Última modificação: 08/10/2021 - 08:51

Coordenação : Cleudemar Alves Fernandes e Vinícius Durval Dorne

O Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF) é um espaço acadêmico destinado à investigação de questões discursivas atravessadas por aspectos sociais, históricos, culturais, a partir de leituras da obra de Michel Foucault. Este grupo ocupa-se especificamente do estudo da bibliografia de Michel Foucault tendo em vista a sua proficuidade para a Análise do Discurso. Com isso, estabelece interrelações com grupos de pesquisa de outras instituições de Ensino Superior com as quais compartilha experiências acadêmicas afins. Os estudos do LEDIF contemplam a obra de Foucault em suas três fases: arqueológica; genealógica; e ética/ estética da existência, vislumbrando sua articulação na Análise do Discurso. Este grupo prima pela instrumentalização de pesquisadores acerca dos princípios epistemológicos da Análise do Discurso francesa em diálogo com Michel Foucault; proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa que possibilitem a integração de professores e alunos envolvendo graduação e pós-graduação e outros segmentos da comunidade acadêmica; promoção de eventos acadêmicos para discutir temáticas próprias ao foco deste grupo de estudos; e produção e publicação de trabalhos científicos.

Site do grupo: http://www.foucault.ileel.ufu.br/

Projeto de Extensão: Ledif Convida (registro SIEX n. 23323)

Este projeto se vincula ao LEDIF: Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (CNPq/UFU) e propõe ações para a promoção de intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos do pensamento de Michel Foucault da UFU, bem como de outras instituições nacionais para discussão, com a comunidade universitária da UFU e de outras instituições de ensino, de temas constituidores de diferentes discursos institucionalizados e do cotidiano. O exercício reflexivo propiciado pelas relações transdisciplinares constitutivas das temáticas dos enunciados de diferentes domínios discursivos constitui a relevância do projeto LEDIF Convida e justifica as ações que deverão se organizar no formato de palestras proferidas por pesquisadores convidados de outras unidades da UFU, do grupo LEDIF e de outras instituições, quando, por motivo de outras atividades (bancas, eventos), estiverem na UFU. As palestras terão periodicidade mensal e serão realizadas a partir de divulgação prévia por meio de redes sociais e cartazes.