Daniel Mazzaro Vilar de Almeida

Permanente
Disponibilidade para Orientação:
Sim

Graduado em Letras (Licenciatura em Espanhol e Português e Bacharelado em Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Linguística do Texto e do Discurso na linha de Análise do Discurso pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da UFMG, e mestre em Linguística do Texto e do Discurso na linha de Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa pelo mesmo programa. Tem um pós-doutorado na área de Linguística Aplicada (PosLin-UFMG). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas (mandato 2020-2022). Tem experiência na área de Linguística atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, Ensino-aprendizagem de Gramática, Marcadores/Conectores Discursivos, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Estudos Queer.

Publicações em destaque

1. MAZZARO, D. Sexualidades decoloniais: a latino-americanização dos estudos queer. In: MENDONÇA, C. A.. (Org.). América Latina e língua espanhola: perspectivas decoloniais. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 287-311.

2. MAZZARO, D; MARINS-COSTA, E. G. de. Os conceitos que subjazem ao termo ideologia de gênero: uma análise de textos.

Autores: Daniel Mazzaro Vilar de Almeida, Elzimar Goettenauer de Marins-Costa

MAZZARO, Daniel; MARINS-COSTA, Elzimar Goettenauer de. Os conceitos que subjazem ao termo ideologia de gênero : uma análise de textos. In: LAU, H. D.; FÁTIMA, W. S.. (Org.). Raça, gênero e sexualidade em perspectivas discursivas: efeitos e práticas da/na violência. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 191-214.