Gêneros, discursos e identidades na mídia brasileira - Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni

Publicado: 05/02/2019 - 09:10
Última modificação: 11/09/2019 - 14:07

Resumo: Este projeto pretende abarcar vários projetos de alunos dos cursos de Letras e de Jornalismo, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e de outros pesquisadores. Os projetos vinculados a ele estão centrados na abordagem de qualquer aspecto relacionado aos gêneros e/ou aos discursos que circulam na sociedade brasileira e/ou às identidades representadas nesses gêneros e discursos e constituídas por eles, nas diferentes práticas sociais. Eles também podem estar relacionados à educação em geral, ao contexto escolar, ao ensino de língua portuguesa assim como a outros contextos e à prática de jornalistas. Tendo em vista a relação constitutiva entre gêneros, discursos, identidades e sociedade, a proposição deste projeto mostra-se relevante porque pode contribuir para um melhor entendimento dessa relação e pode jogar luz aos estudos sobre os gêneros associados a diversas práticas sociais, sobre os discursos que circulam na sociedade e sobre como eles representam o mundo e sobre as identidades construídas no e pelo discurso.

Palavras-chave: gêneros; discursos; identidades; ensino.