Modelos fonológicos, variação e ensino – revelações da oralidade e da escrita - Dr. José Sueli de Magalhães

Publicado: 05/02/2019 - 09:08
Última modificação: 07/09/2021 - 15:15

Resumo: Este projeto de pesquisa objetiva prioritariamente investigar o que dados de oralidade e escrita nos revelam sobre elementos de natureza variável como suporte para aplicação de modelos de análise fonológica. Esse objetivo geral se estende à testagem de qual modelo fonológico acomoda melhor os dados, tomando como prioridade teorias de natureza gerativa. Em momentos posteriores, buscar-se-á a possibilidade de se estabelecer um diálogo, sempre necessário, entre a teoria e o ensino. Os corpora advêm do banco de dados GEFONO, que documenta inquéritos de fala da região do Triângulo Mineiro, bem como mais de 1200 textos escritos por alunos de ensino básico de escolas de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.