Os processos de leitura e de compreensão: a leitura, a audição e a sinalização - Dra. Camila Tavares Leite

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 29/07/2019 - 16:30
Última modificação: 07/09/2021 - 15:21

Resumo: A pesquisa aqui proposta pretende observar a compreensão de textos lidos, em Língua Portuguesa, por surdos e por ouvintes. É importante destacar que o processo de alfabetização do surdo se dá de forma diferenciada do ouvinte, uma vez que a Língua Portuguesa é a segunda língua para os surdos. Nesse sentido, sua experiência linguística com essa língua não é a mesma experiência de um falante nativo, um ouvinte que tem a Língua Portuguesa como língua materna. Este trabalho está situado no campo da compreensão da linguagem escrita (leitura) e falada/sinalizada. Para isso, será tomado o texto como um nível de representação linguística capaz de permitir a construção de uma estrutura mental coerente. Também encontramos evidências de que o leitor usa pistas do texto para dar-lhe sentido e que o uso dessas pistas depende das suas experiências linguísticas e das suas experiências de mundo. A leitura inclui processos linguísticos importantes. Essa afirmação implica uma perspectiva psicolinguística na leitura e na habilidade de leitura. Pretende-se colaborar para a pesquisa no âmbito da compreensão da leitura, portanto, será considerada a proposta de Perfetti (1985, 2007, 2010) para tratar a habilidade da leitura e a compreensão.

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