PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO E DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - Dra. Valesa Virgínia Souza

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 07/09/2021 - 10:53
Última modificação: 07/09/2021 - 10:53

Resumo: A agenda de investigações de linguistas aplicados interessados no processo de ensino e aprendizagem de línguas deve ser norteada pelas tensões que têm sido vividas pelos profissionais em diferentes níveis da educação. Cabe ao professor constantemente propor inovação para o contexto de ensino e aprendizagem. Compreendo inovação como um instrumento para mudanças necessárias e positivas. Propor inovação no contexto escolar perpassa intervir e pesquisar, em um ciclo virtuoso que valorize a experiência. A experiência educativa, nos termos deweyanos, amplia os conhecimentos, enriquece o espírito e dá sentido mais profundo à vida. É nisso que consiste a educação. Acreditando na intervenção por meio de propostas inovadoras e de experiências educativas, delineei uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral é narrar e discutir experiências de ensino de línguas em diferentes contextos atentando para o papel docente. Como objetivos específicos, pretendo: compreender como os participantes de pesquisa vivenciam as atividades propostas no contexto delineado e narrar e problematizar o fazer docente na busca por ações que propiciem inovação e experiências educativas.