Fernanda Costa Ribas

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 26/11/2018 - 10:21
Última modificação: 30/07/2019 - 13:54
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2018). Professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha nas áreas de língua inglesa, metodologia de ensino e estágio supervisionado em nível de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramento digital, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa Cognição, afetividade e letramento crítico, registrado no Cnpq.

Publicações em destaque

  1. RIBAS, F.C. Política de ensino de língua inglesa: A BNCC versus as pesquisas sobre letramento digital e uso de tecnologias digitais.

    RIBAS, F.C. Política de ensino de língua inglesa: A BNCC versus as pesquisas sobre letramento digital e uso de tecnologias digitais. In: SILVA, K.A.; XAVIER, R.P. (org.). Múltiplos olhares para a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Pontes, 2021. p. 221-240.