Maria de Fátima Fonseca Guilherme

Aposentado
Disponibilidade para Orientação:
Não

Graduada em Letras e Mestre em Linguística com ênfase em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio PDEE (doutorado-sanduíche) na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atualmente é Professora Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no Curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - Cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Análise do Discurso de Linha Francesa e Análise Dialógica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada; Análise do Discurso; Ensino de LEs e Formação de Professores de LEs. É Membro/Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos Polifônicos da UFU, Linguagem, Identidade e Memória da PUC-SP e ?Grupo de Estudos Discursivos? da UFG - Catalão. É membro do Conselho Consultivo da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB).

Publicações em destaque

1. BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P.; RIBAS, F. C.. (Org.). Escuta Crítica: formação docente em Letras presencial e a distância, 1. ed., 2019, p. 12-30.

2. BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. A constituição do professor de inglês pré-serviço em um curso de Letras EaD: representações sobre formação, ensino-aprendizagem e tecnologia. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO, v. 17