Waldenor Barros Moraes Filho

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 26/11/2018 - 10:28
Última modificação: 09/09/2019 - 16:37
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Licenciado em Letras pela Universidade de Brasília (1982), com mestrado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americanas pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Linguística também pela Universidade de São Paulo (2001). Desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade de Ottawa, no Canadá, com foco em internacionalização da educação superior e política linguística. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua desde 1987, vinculado ao Instituto de Letras e Linguística e ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, com orientações de mestrado e doutorado na linha de pesquisa Estudos em Linguística Aplicada. Atuou como Pró-reitor de Extensão de 1996 a 2000, coordenou o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos por dois mandatos, foi chefe de departamento e diretor do referido Instituto e exerceu, também, o cargo de Pró-reitor de Graduação, de 2008 a 2012. Atuou como presidente do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação, em duas gestões. Na graduação, leciona disciplinas do Curso de Licenciatura em Letras Inglês e atua no programa PARFOR, como autor de material para o curso de licenciatura em Inglês a distância. Foi co-fundador do Programa Universidade Solidária e compõe o conselho da organização não-governamental, AlfaSol, como voluntário. Desenvolve atividades na avaliação institucional, avaliação de cursos de graduação e no monitoramento e avaliação de projetos de extensão universitária. Também atua como elaborador de itens de avaliações nacionais. Exerce a função de vice-presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, responsável pela área de tecnologia, no âmbito da SESu, no Ministério da Educação. Tem interesse em questões relacionadas ao uso do inglês como língua de instrução e como segunda língua no universo acadêmico, assim como sobre o processo de internacionalização das universidades brasileiras, com vistas ao debate visando uma política nacional para o ensino de línguas.