O uso da língua inglesa como língua de instrução na educação superior - Dr. Waldenor Barros Moraes Filho

Publicado: 05/02/2019 - 09:19
Última modificação: 07/09/2021 - 15:19

Resumo: Considerando os processos de internacionalização da Educação Superior em andamento em diversas universidades brasileiras e os programas governamentais de intercâmbio e de estímulo à aprendizagem de línguas estrangeiras, como o Ciência sem Fronteiras e o Idiomas sem Fronteiras, torna-se relevante refletir sobre implicações decorrentes dos processos de internacionalização. É fundamental que partamos das reflexões acumuladas sobre políticas linguísticas e sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil para o desenho de uma política nacional articulada com um movimento de implementação dessas políticas em todos os níveis educacionais. Para que a educação superior brasileira efetivamente se internacionalize, temos que discutir temas relacionados a currículos, intercâmbios multilaterais, produção científica e, certamente, questões linguísticas. Nesse contexto, pretendemos mapear contextos em que a língua inglesa esteja sendo usada como língua de instrução buscando compreender as motivações ou políticas orientadoras, os materiais e metodologias utilizadas, questões relativas à formação do professor e eventuais impactos dessas ações no processo de internacionalização e na formulação de políticas nacionais.