Panorama sociolinguístico e descritivo da Libras falada pela comunidade surda em contexto educacional da cidade de Uberlândia - Dra. Eliamar Godoi

Publicado: 05/02/2019 - 08:59
Última modificação: 07/09/2021 - 15:23

Resumo: A caracterização da realidade sociolinguística da Libras no Brasil, também sua formação sócio-histórica tem se tornado um dos maiores desafios que se colocam para a linguística brasileira, já que faltam fundamentos empíricos consistentes. O objetivo geral do Projeto Panorama sociolinguístico e descritivo da Libras falada pela comunidade surda em contexto educacional da cidade de Uberlândia é traçar um panorama sociolinguístico da Libras falada no município de Uberlândia, cujas ações congregam estudos analítico-descritivos da Língua de Sinais Brasileira – Libras e suas variedades em diferentes planos e níveis de constituição. Esse panorama tem como pontos extremos a comunidade surda no âmbito acadêmico, de um lado, e a comunidade surda da escola básica e da Associação de Surdos de Uberlândia – ASUL, de outro. Todo esse universo deve ser interpretado com base na polarização da realidade sociolinguística da Libras uberlandense, em que se opõem um falar considerando uma Libras de nível acadêmico e mais elevado, que se depreende dos padrões de comportamento linguístico de surdos dos segmentos com elevada escolaridade e que têm acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, por um lado, e a fala da grande maioria da população surda de Uberlândia, sem acesso e/ou com acesso dificultado à escolarização, aos direitos sociais e ao ensino superior, base do falar popular dos surdos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Palavras-chave: Sociolinguística da Libras; Libras em uso; Variação linguística da Libras

Responsável: