Práticas discursivas nas mídias digitais: por um mapeamento entre os sentidos de produtores jornalísticos e dos usuários da rede - Dr. Vinícius Dorne

Publicado: 06/09/2021 - 15:36
Última modificação: 07/09/2021 - 15:27

Resumo: Com este projeto, busca-se realizar um mapeamento dos discursos polêmicos recorrentes nas práticas jornalísticas e conversações, estabelecidas nos sites de redes sociais (SRS) e em ambientes digitais. Objetiva-se levantar e analisar os enunciados oriundos de produtores jornalísticos independentes e de usuários das redes. São exemplos: as questões de gênero, a intervenção militar, a reforma da previdência e do ensino médio, a escola sem partido em sua relação com o discurso político. Levanta-se como hipótese que, no hábito corrente de consumo da informação, os sujeitos tendem a reproduzir os discursos pré-estabelecidos - de sentidos estabilizados e naturalizados -, em enunciados que reforçam violência e agressão. Dadas a complexidade e as interfaces presentes neste estudo, propõe-se a utilização de abordagens metodológicas complementares, de cunho quantitativo e qualitativo, tais como a transmidiática (com vistas a detectar o circuito de disseminação da informação polarizada), a websemântica (para levantar regularidades discursivas), a Análise do Discurso (para analisar as estratégias e o funcionamento dos enunciados). Estas metodologias entrecruzadas buscam mapear como os discursos enquanto práticas sociais: 1. constroem a realidade e formas de interpretá-la; 2. permeiam os modos de vida e os regimes de sociabilidade; 3. interferem na produção de pensamento e de autonomia dos sujeitos; 4. deslocam os sentidos para outros campos como estratégia de veridicção. Além do mapeamento dos discursos e, para compreender como a tecnologia é processo e ferramenta que possibilita a produção e disseminação de informação, também se busca encontrar caminhos acadêmicos para o desenvolvimento autônomo de jovens universitários e criar uma base parametrizada para construção futura de um software capaz de identificar o percurso da informação nos ambientes digitais e realizar o entrecruzamento de diferentes versões do fato, contribuindo para a inovação no campo da ciência e tecnologia.

Responsável: